- Início
- NOSSA HISTÓRIA!
- MEMORIAL HISTÓRICO
- SÍMBOLOS
- PODERES
- PREFEITOS
- ESCOLAS
- INSTITUIÇÕES
- IGREJAS
- COMÉRCIO & SERVIÇOS
- IMAGENS CR
- CURIOSIDADES
- MULTIMÍDIA - ÁUDIO E VÍDEO
- TALENTOS DA TERRA
- NOTÍCIAS
- ESPORTE
- ELEIÇÕES
- EVENTOS DAQUI!
- EVENTOS DA REGIÃO
- LEGISLAÇÃO - LEIS E CÓDIGOS
- SOU DE CAMPO REDONDO
- RÁDIO COMUNITÁRIO 87,9
- PONTOS TURÍSTICOS
- MURAL DE RECADOS
- CONTATOS
|
8 |
Perfil do Administrador
José George P de Araújo - 30 de abril de 1972 - 51 anos Profissão
Professor/Locutor
Signo Touro
Programas
Jornal do Meio Dia
Jornal das 18 horas
Início na rádio em 2009
Cor
Preto e Branco
Times
ABC/RN, Vasco/RJ
e São Paulo/SP
Esporte
Futebol/Voleibol
Músicas
Romântica (Nacional e
Internacional) e Gospel
Paixão Leitura/Família
Ídolo maior
Jesus/Deus/Espírito Santo
E-mail:
j-georgepa@hotmail.com
Celular
(84) 8884-5560 TIM
(84) 98135-4988 VIVO
Mensagem:
"Tudo vale a pena se a
alma não é pequena."
( Fernando Pessoa)
|
EDUCAÇÃO: ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E PRIVADAS DE CAMPO REDONDO – RN
A educação da cidade de Campo Redondo é composta pelas redes municipal, estadual e privada. Na zona urbana encontram-se as duas principais mantenedoras do ensino fundamental e médio.
A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.
A educação é algo importante para o desenvolvimento da cidade, por isso contarei a história das escolas do município, por isso falaremos da Escola Estadual Maria Arioene de Souza, na qual os fundadores dessa escola podem ser considerados o deputado José Marcílio, José Alberany de Souza e Francisca Maria da Silva Dantas (Tita). Os três sendo muito importante para que o governo implantasse a escola. Sendo José Alberany irmão de Maria Arioene, e então, pediu a homenagem, por isso, Maria Arioene é considerada Patrona do local.
Maria Arioene (1942-1978), professora municipal (Do atual Aída Ramalho) e particular (Em casa) além de supervisora pedagógica. É conhecida por “patrona”, devido a homenagem, como foi dito antes. Morreu jovem devido a diabete juvenil.
A escola começou a ser construída a partir de 1981 quando o prefeito era Manoel Severino Brilhante, conhecido como Dedinho, porém apenas foi fundada em 08 de março de 1982, na gestão do prefeito Aluísio Elói Rodrigues, conhecido como Alú, pelo Ato de Criação nº 8.347.
E teve como principais acontecimentos a fundação, em 1982, a expansão e reforma. Além do incêndio a uma sala de aula em 2003, que no período da reforma transformou-se na biblioteca, e a queda da laje da cisterna em 2019, no período junino, no dia 18 de junho.
A primeira diretora foi a senhora Maria das Dores, apelidada carinhosamente de Dorinha e sua posse aconteceu no dia 04 de março, a gestão dela foi a mais longa de 1982 a 28 de fevereiro de 1995, 13 anos a frente da direção e está atualmente aposentada; a segunda diretora foi a senhora Edna Freire e a posse no dia 28 de fevereiro de 1995 e sua gestão prosseguiu até o ano 2000; a terceira diretora foi Francisca Maria(Tita) e sua gestão aconteceu de 2001 a 2003; o quarto diretor foi José Ivanildo(Nego de Odilon) e sua gestão foi curta em apenas no ano de 2003; a quinta diretora foi Edenilda Martins que atuou de 2004 a 2005 ela que tinha gestão da escola; a sexta diretora: Francisca Mônica que teve duas gestões: 2006 a 2009 e 2012 a 2016; Sétimas: Rita Luziete e Rejane Simone, sendo que Rita foi de 2010 a 2011, Simone apenas 2011. Oitava diretora foi a professora Francisca Mônica que passou por duas gestões: de 2006 a 2009 e de 2012 a 2016 através do processo de Eleição; A nona diretora foi a professora Francisca Marta que fez sua gestão de 2017 a 2019 também passou pelo processo de eleição direta; o décimo diretor foi o professor Reginaldo Moura que ficou na gestão escolar no período de 2020 a 2022 através do processo de eleição direta; E a décima primeira e atual diretora é a professora Rejane Simone que assumiu a direção com posse no início de janeiro de 2023, e é a atual diretora.
Podemos citar a qualidade dos estudos que a população, que antes da fundação necessitava ir de ônibus a Santa Cruz para completar o ensino médio. Isso causava nervosismo e ansiedade devido aos perigos que podiam acontecer, e assim, não tendo uma boa qualidade de ensino. Sendo assim, a nossa escola mudou a cidade, e com isso, as pessoas, que conseguem ter um ensino melhor e focar melhor o seu tempo para coisas mais importantes, como estudo mais aprofundado, por exemplo. Por isso agradeço a todos que se esforçam para que esse ensino tenha qualidade, como professores, gestores e muito mais. E assim encerramos nossa narrativa sobre o Maria Arioene.
As demais escolas, gostaria que também tivesse um bom aprofundamento, porém, isso não seria das melhores coisas a se fazer em um texto rápido, por isso, fique com esse breve resumo das escolas.
A Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira fica localizada no município de Campo Redondo/RN. A história da Escola começou em 1968 quando a Secretaria Estadual de Educação construiu em um terreno doado pela Prefeitura Municipal o Grupo Escolar Dr. José Borges de Oliveira que atendia a uma clientela de alunos da 1ª a 4ª série. Após alguns anos a e com a procura imensa de vagas, comprovando que a Escola sempre desempenhou o seu papel social na comunidade, expandiu-se o 1ª grau menor (como era denominado na época), hoje anos iniciais, começando gradativamente a atender alunos de 5ª a 8ª série.
A Escola Municipal Aída Ramalho Cortez foi fundada em 1970 pelo nome de Grupo Escolar Jarbas Bezerra e está localizada na Rua Presidente Kennedy, conhecida rua do Alto. Depois chamada de Escola Municipal Aída Ramalho Cortez Pereira de Araújo. Atualmente chamada Escola Municipal Aída Ramalho Cortez.
A Escola Municipal José Marcílio Furtado de Campo Redondo foi fundada em 11 de maio de 1987, e está localizada no Conjunto Lauro Maia e tem a seguinte filosofia: “Nossa filosofia é educar, partindo do princípio prática-teoria-prática, em busca da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.”
Por Isaac Luiz Soares de Vasconcelos
Aluno da 1ª série do EM Potiguar
1.ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA RURAL
A rede municipal de Educação é coordenada pela Secretaria de Educação, da Cultura e do Desporto do município de Campo Redondo. A direção das escolas da zona rural é coordenado pelo diretor do Núcleo Rural que se responsabiliza pelo andamento de matrículas, apoio pedagógico, professores e alunos de cada comunidade rural. Atualmente, a rede municipal de educação de Campo Redondo conta com um total de 129 professores efetivos, incluindo diretores, vice-diretores, coordenadores e supervisores educacionais. Ainda conta com um total de 66 funcionários entre porteiros, merendeiras, zeladores, secretários dentre outras funções. |
|
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MARTINIANO DE MEDEIROS SERRA DO DOUTOR I A Escola Municipal Manoel Martiniano de Medeiros foi fundada pelo Decreto de Lei nº 07/98 de 25 de março de 1998 na gestão do prefeito Otacílio Raimundo de Souza, mas no entanto, a escola teve sua origem Cenecista fundada no ano de 1984 pelo senhor José Alberany de Souza, passando a ser municipal em 1998. Ela está localizada nas margens da BR 226 na Serra do Doutor, neste município. Recebeu este nome em homenagem ao ilustre filho, daquela comunidade que tinha um sonho de construir uma escola, pois gostava de ensinar em sua casa as pessoas carentes, mas não viu esse sonho realizado enquanto viveu. Após a sua morte, o seu filho mais velho doou o terreno para construir a Escola Cenecista Manoel Martiniano de Medeiros, hoje atual Escola Municipal Manoel Martiniano de Medeiros. Atualmente, atende a 187 alunos, matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA, tendo como gestora da época, a professora Sônia Maria Costa de Oliveira e coordenadora pedagógica Ayde Mísia Alves. Gestão Atual Desde o ano de 2022, a Escola Municipal Manoel Martiniano de Medeiros está sob a direção de Joseane Campelo de Oliveira(diretora) e Vilma Maria de Medeiros Gomes(vice-diretora) e ainda como coordenadoras pedagógicas as professoras Francisca de Fátima de Oliveira, Maria Lenira Felinto Campelo e Vania da Silva Mata. |
|
ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO COSME DE ASSUNÇÃO DISTRITO DE MALHADA VERMELHA A Escola Municipal Sebastião Cosme de Assunção – Ensino Fundamental e EJA, foi fundada pelo Decreto de Lei Municipal nº 011/2006 de 07 de junho de 2006 na gestão do prefeito Marcus Welby Ferreira Martins e esta localizada na comunidade de Malhada Vermelha, neste município de Campo Redondo/RN. Ela tem como patrono Sebastião Cosme de Assunção. Atualmente, estão matriculados na Escola Municipal Sebastião Cosme em média 175 alunos atendendo o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos-EJA. Tem como gestor o professor João Vasco Campelo(diretor) e Andriele Rodrigues de Medeiros(vice-diretora) e Coordenador Pedagógico a professora Dilma Carla da Costa.
|
|
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL CAMPELO - DISTRITO DA MALHADA VERMELHA (ATUALMENTE DESATIVADA) |
|
Escola Municipal João Victor de Souza – Ramal |
|
Escola Municipal José Amâncio – São João |
|
Escola Municipal Francisco Assis Campelo - Timbaúba dos Inocêncios
|
|
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ARNALDO BARBOSA DE OLIVEIRA O Centro Municipal de Educação Arnaldo Barbosa de Oliveira iniciou suas atividades educacionais na gestão do prefeito Francisco Rodrigues da Rocha-Tico de Adauto – através do decreto de Lei nº 011/2001 de 06 de julho de 2001. Ele recebeu este nome em homenagem à memória póstuma do senhor Arnaldo Barbosa de Oliveira, funcionário público que exerceu suas atividades de vigia na Escola Cenecista e na Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza, destacando-se por ser um profissional brilhante e querido por todos daquele estabelecimento. Atualmente, o Centro Municipal de Educação Arnaldo Barbosa de Oliveira é responsável por 12 unidades escolares localizadas nas diferentes comunidades do município de Campo Redondo e atende à uma clientela de mais de 843 alunos da Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (do 1º ao 5ºano) e EJA – Educação de Jovens e Adultos. A educadora Francisca Maria da Silva Dantas é a atual diretora e é auxiliada pelas coordenadoras pedagógicas Catarina laborê Nôga da Costa, Suzana de Medeiros Silva Antunes, Maria Olivia Gomes da Costa e Paula Eloy Rodrigues. Unidade Escolar III Manoel Vasco Campelo – Distrito de Malhada Vermelha; Unidade Escolar V João Victor de Oliveira – Ramal; Unidade Escolar IV Presidente Artur da Costa e Silva – Lagoa do Meio; Unidade Escolar VIII Avelina Tereza – Sítio Serra do Doutor II; Unidade Escolar IX Antônio Sales Martins – Sítio Serra do Doutor III; Unidade Escolar X Higino Reinaldo – Sítio Maxixe; Unidade Escolar XI José Amâncio Reinaldo – Sítio São João; Unidade Escolar XII José Ivo de Souza – Sítio Baldo;Unidade Escolar XIII Theodorico Bezerra – Sítio Olho d’água do Trapiá; Unidade Escolar XIV Francisco de Assis Campelo – Timbaúba dos Batistas; Unidade Escolar São Francisco – Sítio Caldeirão; Unidade Escolar Antônio Pedro Batista – Distrito de Serra dos Brandões. |
2. ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA URBANA
Foto: 2008 a 2012 Foto: março de 2022 |
ESCOLA MUNICIPAL ANGELINA AURINA DA SILVACONJUNTO MARGARIDA PROCÓPIO A Escola Municipal Angelina Aurina da Silva foi fundada pelo decreto de Lei nº 027/99 do dia 28 de julho de 1999, na gestão do prefeito Aluísio Eloy Rodrigues e ela está situada na Rua Projetada no Conjunto Margarida Procópio. Ela recebeu este nome em homenagem à saudosa professora Angelina Aurina da Silva, que era funcionária pública: ASG, professora e diretora, uma mulher de grande destaque na cultura popular de Campo Redondo, especialmente na tradição do pastoril. Atualmente, a escola municipal Angelina Aurina atende uma média de 350 alunos da educação básica e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. E teve como gestora a senhora Maria Lenise Martins Morais de Araújo e coordenadores pedagógicos Ana Régia de Medeiros Siqueira e Aracleide Ferreira de Souza. Atualmente, a Escola Angelina está sendo administrada pelos gestores Manoel Walmir de Morais Pacheco (diretor) e Joelma Celestino da Silva Martins (vice-diretora) nomeados em 2022 pelo atual prefeito Renam Luiz e Coordenadoras Josefa Francivânia N. da Silva e Josefa Alves da S. Gomes.
|
Foto: de 2008 a 2012 |
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCÍLIO FURTADOCONJUNTO LAURO MAIA
A Escola Municipal José Marcílio Furtado de Campo Redondo foi fundada pelo decreto de Lei nº 095/87 de 11 de maio de 1987 na estão do prefeito Aluisio Eloy Rodrigues. Ela está situada na Rua das Aroeiras, Conjunto Lauro Maia. Atende turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos –EJA, funcionando nos três turnos, atendendo uma clientela de 238 alunos. A direção da escola é exercida pela professora Francisca Gondim de Macedo (Kena),auxiliada pelas coordenadoras pedagógicas Francisca Paula de Souza e Jáffia Sdena. Gestão atual: Atualmente, a escola José Marcílio Furtado está sob a gestão de Helena Rita de Cássia da Paz, como diretora e Francisca Franceize de Pontes Dedé, como vice-diretora, desde março de 2022, nomeado pelo prefeito Renam Luiz. E a professora Lídia Maria dos Santos atua como coordenadora Pedagógica. Nossa filosofia é educar, partindo do princípio prática-teoria-prática, em busca da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem. |
Foto: 2008 a 2012
Foto: março de 2022 |
ESCOLA MUNICIPAL AIDA RAMALHO CORTEZ RUA PRESIDENTE JOHN KENNEDY
A Escola Municipal Aída Ramalho Cortez, situada a Rua Presidente John Kennedy – Rua do Alto – Centro – Campo Redondo. Ela foi fundada pelo ato de criação Decreto de Lei nº 095/87 de 11 de maio de 1985. Recebeu este nome em homenagem à primeira dama do estado do RN na época a senhora Aida Ramalho Cortez. Atualmente, a Escola Municipal Aida Ramalho Cortez atende a uma clientela de em média 466 alunos nos turnos matutino e vespertino. E já teve como gestoras as professoras Joana D’arc Pacheco de Vasconcelos de Araújo (diretora) e Damiana Cortez Dantas de Araújo (vice-diretora) e como coordenadores pedagógicos Juliana Barros e Meirison Fernandes. Gestão atual: Atualmente, as gestoras são a professora Francisca Mônica da Silva Araújo, diretora e a vice-diretora Damiana Cortez Dantas de Araújo nomeadas pelo atual prefeito Renam Luiz em 2022. Coordenadoras pedagógicas são as professoras Juliana Barros da Silva e Ana Régia de Medeiros Siqueira Silva. Quase todos os professores são formados em suas áreas de atuação.
|
3. ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA URBANA
|
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARIOENE DE SOUZA - EEMASENSINO MÉDIO POTIGUAR, INTEGRAL E EJA
HISTÓRIA E FUNDAÇÃO Escola EEMAS ocupa uma área de 6.750m², sendo que a área construída mede 1.273,26 m², localizada a Rua Pedro Candido Sobrinho, 38, centro nesta cidade Campo Redondo/RN, CEP. 59230-000, telefone para contato no pátio da escola 3432 -0128.Professora Maria Arioene de Souza – Ensino Fundamental e Médio, foi criada pelo Ato de Criação nº 8.347 de 08 de março de 1982,no governo de Lavoisier Maia Sobrinho, ocorrendo uma transformação deste para o nº 9.564 de 1986, em razão da implantação do 2º grau, por exigências legais. A referida escola oferece turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, atendendo a adolescentes e adultos com faixa etárias variadas matriculadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, tendo uma matricula inicial no ano de 2008, sendo 112 do Ensino Fundamental e 628 no Ensino Médio. A clientela que compõe a escola em sua maioria reside na Zona Rural, filhos de agricultores de baixo poder aquisitivo, os quais chegam a escola através de transportes escolares, pagos pela Prefeitura Municipal, com recursos oriundos da SEE/RN.PATRONA DA ESCOLA EEMAS - BIOGRAFIA
Maria Arioene de Souza, filha de José Francisco de Souza (falecido) e Maria Nair de Souza, nasceu no dia 22 de janeiro de 1942 e faleceu em 07 de agosto de 1978 causada pela doença diabete juvenil. Estudou na Escola Reunida Eloi de Souza (atual sede da prefeitura) com a professora Abigail o curso primário. Depois foi estudar em Natal no Internato São Luiz (ginásio) e fez a Escola Doméstica em Natal, equivalente ao ensino médio.
Foi professora particular (ensinando em casa) também foi professora municipal na gestão do prefeito Luiz Wilson de Souza, lecionando na Escola Municipal “Jarbas Bezerra”, hoje Aída Ramalho e supervisora pedagógica até 1977, no antigo departamento de Educação (hoje Secretaria da prefeitura de Campo Redondo)
|
ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ BORGES DE OLIVEIRAENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAL E EJA HISTÓRIA E FUNDAÇÃOA Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira fica localizada no município de Campo Redondo/RN. A história da Escola começou em 1968 quando a Secretaria Estadual de Educação construiu em um terreno doado pela Prefeitura Municipal o Grupo Escolar Dr. José Borges de Oliveira que atendia a uma clientela de alunos da 1ª a 4ª série. Após alguns anos a e com a procura imensa de vagas, comprovando que a Escola sempre desempenhou o seu papel social na comunidade, expandiu-se o 1ª grau menor (como era denominado na época), hoje anos iniciais, começando gradativamente a atender alunos de 5ª a 8ª série. Somente no ano de 1988, foi regulamentada a sua criação através do Decreto nº 10.230/88, publicado no Diário Oficial do Estado de 10/12/1988. Por esse Decreto tornaram-se válidos os atos administrativos praticados pela Escola desde o seu funcionamento. Seguindo orientações da legislação educacional passou a denominar-se Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira. Há 42 anos a Escola presta relevantes serviços a população campo-redondense, traçando um largo caminho a favor de uma educação de qualidade.
UMA REFLEXÃO: Agora pense comigo, meus amigos e minhas amigas de Campo Redondo, da região Trairi e do RN. Uma escola que tem em seu currículo escolar uma história de resultados positivos, um bom quadro de professores, uma boa demanda de matrículas de alunos e uma estrutura básica de ensino, como aceitar um redimensionamento diante destes números positivos? Temos conhecimento da Lei do redimensionamento existente na política educacional no Brasil, mas não dar pra aceitar que seja fechadas três turmas das séries iniciais da educação básica desta maneira abrupta e inconsequente da Secretaria Estadual de Educação do RN. A Escola Estadual Dr. José Borges de Oliveira nestes seus 50 anos não é culpada da crise política, econômica e social que enfrenta o RN. Toda comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) estão unidos para defender a permanência das turmas que estão ameaçadas de fechamento. PATRONO DO BORGES - BIOGRAFIAJosé Borges de Oliveira nasceu na Serra do Doutor em 05/11/1905, filho de Joaquim Borges de Oliveira e Rita Marinho de Lima Borges. Fez o curso primário em Santa Cruz, em seguida fez o curso de contabilidade na Escola de Comércio de Natal no ano de 1928. Foi professor de Contabilidade no Colégio Imaculada Conceição. Em 1938 formou-se Bacharel em Direito em Recife/PE. Em 1939 fundou o Colégio Dom Bosco em Sertânia/PE, onde foi prefeito. Depois ocupou a Promotoria da cidade de Custódia/PE. Deixando Pernambuco, veio morar em Currais Novos. Ocupou o cargo de contabilista na Mina Brejuí. Em 1948 foi vereador. Dix-Sept Rosado, tendo sido eleito governador do Estado, convidou-o para assumir a Secretaria do Departamento de Agricultura do Estado. Faleceu em um acidente aéreo no rio do Sal, em Sergipe, a 12 de julho de 1951, juntamente com seu filho único e sua esposa, esse desastre também vitimou o governador Gerônimo Dix-Sept rosado, os secretários José Gonçalves, Felipe Pegado Cortez e toda tripulação. O acidente enlutou o Rio Grande do Norte. Fonte: Blog da Escola Borges |
3. ESCOLAS PRIVADAS DA ZONA URBANA
CENTRO EDUCACIONAL EDNA TELMA DE ARAÚJO O Centro Educacional Edna Telma de Araujo foi criado em Campo Redondo no dia 04 de março de 1993, uma escola infantil particular que recebeu o nome no início de Jardim Escola Edna Telma de Araújo, em homenagem a jovem Edna Telma de Araújo, que faleceu em um acidente de automóvel. A referida escola foi fundada por Marinelma Pacheco da silva(Nelma) e Luziene Laurentino Ferreira, que iniciaram com 04 alunos chegando ao final do ano com 17 alunos. Os anos foram se passando e a clientela aumentando gradativamente. Em 2005 foi construído um prédio próprio para a escola na rua Dr. José Borges nº 90. Em 2007 houve a modificação do nome para Centro Educacional Edna Telma de Araújo e hoje oferece da creche a educação infantil e ensino fundamental 1º ano, 2º ano e 3º ano. Neste ano no dia 04 de março de 2023 a escola completará 30 anos de ensino ao público campo-redondense e no dia 16 de março de 2023 iremos comemorar os 30 anos da escola com uma festa comemorativa para os alunos , ex-alunos, pais , professores e direção. BIOGRAFIA DE MARINELMA PACHECO DA SILVA(TIA NELMA) A professora Marinelma Pacheco da Silva nasceu no município de Campo Redondo, RN, no dia 09 de junho de 1945, filha Maria Pacheco da Silva. Como campo-redondense sempre buscou realizar seus sonhos. E na infância estudou nas escolas do município de Campo Redondo até a 8ª série, hoje o 9º ano do ensino fundamental. Estou todo ensino médio na Escola Estadual Francisco de Assis Dias Ribeiro na cidade de Santa Cruz, pois nesta época o município de Campo Redondo não tinha essa modalidade de ensino. Após concluir o 2º grau, Marinelma Pacheco tornou-se professora e atuou na Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira por vários anos. Não exerceu nenhum cargo político no tempo de sua vida. Mas fez uma belíssima história na área de educação. Era uma mulher fervorosa na fé, educadora e sonhadora. Era uma católica fervorosa e atuante no serviço da igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Em sua prática religiosa, ela deu início ao apostolado da Oração, que continua até os dias atuais. Marinelma Pacheco da Silva, após se aposentar de sala de aula, fundou o Centro Educacional Edna Telma de Araújo no dia 04 de março de 1993, instituição de ensino que completou neste ano de 2023 seus 30 anos de fundação e atuação na alfabetização de crianças no município de Campo Redondo. A professora Marinelma Pacheco da Silva, tia Nelma, faleceu na manhã de uma segunda-feira, em 26 de março de 2018, dia este em que Campo Redondo estava comemorando 55 anos de Emancipação Política. Todos os anos nesta data, a família realiza uma missa para lembrar de sua filha ilustre. Informações Eduardo Pacheco |
4. ESCOLA CENECISTA MARIA DAS DORES CORTEZ - CNEC
ESCOLA CENECISTA MARIA DAS DORES CORTEZ - CNEC Outra escola que merece destaque e já teve o seu apogeu na educação no município de Campo Redondo foi a Escola Cenecista Maria das Dores Cortez – CNEC que até meados dos anos 90 oferecia aos alunos ensino fundamental e ensino técnico de 2º grau, mas que por motivo de força maior fechou suas portas e atualmente não funciona como escola, mas como centro de treinamento ou de centro administrativo à Prefeitura Municipal. Quem não se lembra da antiga CNEC? A CNEC (Companhia Nacional de Escolas da Comunidade) era um projeto educacional de uma ONG que visava oferecer ao jovem estudante nordestino, condições para que este prosseguisse seus estudos sem necessidade de se ausentar de seu município. A instituição era totalmente filantrópica e não recebia recursos estaduais ou municipais. Sua sobrevivência era de recursos oriundos de doações ou compra de bolsas de estudantes por parte do Governo Federal. Em Campo Redondo a pessoa responsável diretamente com a CNEC era o professor José Alberany de Souza desde a sua fundação em 1º de março de 1973 e construído uma escola das mais estruturadas da Região Trairi em 1983 que antes funcionava no atual prédio da Escola Dr. José Borges. Fonte: Blog da Escola Borges |