RÁDIO COMUNITÁRIO 87,9

RÁDIO COMUNITÁRIO 87,9

 

No último sábado, dia 10 de dezembro, foi encerrada as enquetes que premia os melhores 2016 da Rádio Comunitária FM Vale das Serras 87,9 de Campo Redondo. Neste ano, o homenageado será o locutor KERGINALDO FERREIRA DA SILVA, que apresenta o Programa A Hora do Brega todas as noites, sempre às 20h.
 
O troféu Kerginaldo Ferreira da Silva será entregue a três categorias: melhor locutor; melhor programa normal e melhor programa religioso. Agora, confira quem são os vencedores ao troféu deste ano de 2016 em cada categoria. A premiação acontecerá em evento a ser marcado pela direção da FM Vale das Serras.
 
CATEGORIA MELHOR LOCUTOR 2016
 
MELHOR PROGRAMA NORMAL 2016
 
MELHOR PROGRAMA RELIGIOSO 2016




OUÇA A RÁDIO FM VALE DAS SERRAS AO VIVO!

Vídeo gravado com o Radialista e Fundador da Rádio Comunitária - Vale das Serras FM 87,9 de Campo Redondo,RN, no dia 03 de julho de 2010 em entrevista concedida ao Prof. George Araújo apresentador do Informativo 87.

O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.

A Associação da Rádio Comunitária de Campo Redondo - FM Vale das Serras foi fundado em 25 de novembro de 1999, tendo como presidente o senhor José Valquer Anominondas, vice-presidente _________________________, secretária _________________________ e _________________________ .
Em 08 de abril de 1999 foi solicitado junto ao Ministério das Comunicações através de requerimento para habilitação ao serviço de radiodifusão comunitária assinada pelo então presidente José Valquer Anominondas.


No ano de 2000(18/08/2000 foi feita a modificação do Estatuto no seu art. 4º passa a ter a seguinte redação: RÁDIO COMUNITÁRIA FM VALE DAS SERRAS tem como principais objetivos: criar o serviço de radiodifusão comunitária em freqüência modulada, operando em baixa freqüência em cobertura restrita. 

Em 26 de março de 2001, foi recebido em ofício nº 1613/02/DORS/SSR-MC, a licença para funcionamento em caráter provisório, datado de 18/02/2001, até deliberação pelo Congresso. A FM VALE DAS SERRAS entra no ar em 29/04/2005.


Em 23 de maio de 2006 o Senado Federal autoriza A ASSOCIAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA FM VALE DAS SERRAS a executar pelo prazo de 10 (dez) anos o serviço de radio fusão comunitária, com validade em 18/07/2003 a 25/07/2013.

A Lei 9.612, de 1998, criou o Serviço de Radiodifusão Comunitária. Este último foi regulamentado pelo Decreto 2.615, também em 98. Somente associações comunitárias sem fins lucrativos podem explorar este serviço, legalmente constituídas e registradas, com sede na comunidade em que pretendem prestar o serviço, cujos dirigentes sejam brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, maiores de 18 anos, residentes e domiciliados na comunidade. Somente pessoas e entidades da própria comunidade podem fazer parte da rádio comunitária. Na programação, não é permitido proselitismo político e religioso.

A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. Deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família e dar oportunidade à manifestação das diferentes opiniões sobre o mesmo assunto. É proibido a uma rádio comunitária utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressa determinação do Governo Federal. Não pode, em hipótese alguma, inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura.

LOCUTORES DA FM VALE DAS SERRAS

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
A Associação Rádio Comunitária de Campo Redondo FM Vale das Serras 87,9 - é um veículo de comunicação, que possui uma programação diversificada, abrangendo todos os gostos, localizada no Município de Campo Redondo/RN, e responsável por levar diariamente informação, prestação de serviços, e principalmente muita música e entretenimento e alegria aos seus ouvintes. O fundador da Fm Vale das Serras foi o locutor e radialista José Valquer Anominondas que implementou a iniciativa de difundir os serviços de radio-difusão através das ondas sonoras da rádio para levar aos campo-redondenses uma comunicação que pudesse atingir um grande número de pessoas nas comunidades rurais e todo centro da cidade.
 

Fundador da Fm Vale das Serras fala em entrevista sobre a História da 87,9

Nesta tarde de sábado, às 16 horas o Radialista e Fundador da Rádio Comunitária Fm Vale das Serras concedeu uma entrevista exclusiva ao apresentador do Informativo 87 George Araújo. O Radialista Campo-redondense falou de sua trajetória de Locutor/Narrador Esportivo que teve início na Rádio Brejuí de Currais, passagem pela Rádio Santa Cruz, Ouro Branco, Ararunas, e atualmente na Rádio Integração do Brejo da Paraíba. 
No segundo bloco, falou em relação a fundação da Rádio Comunitária, dos primeiros locutores, dos programas, e da importância. Comentou também sobre as dificuldades de manter uma rádio comunitária no ar. Explicou o motivo da mudança de proprietário em 2001 para o comando e direção para o Dr. Alessandru.
Parabéns, mestre da locução, baluarte da comunicação. Parabéns aos seus  32 anos de amor e dedicação a sua profissão: Radialismo. Parabéns, sobretudo, por amar sua terra, e não negar suas raízes.
Nós, que fazemos a Rádio Comunitária - Fm Vale das Serras 87,9 agradecemos pelo se exemplo e amor ao Rádio.
Radialista e Fundador da Fm Vale das Serras
José Valker Anominondas
 
BIOGRAFIA
 
Jose Valker Anominondas nasceu na Rua Coronel Severino Bezerra, Centro, Campo Redondo, RN, no dia 14 de setembro de 1951. Ele é filho de Francisca Dalva Penha e Francisco Anominondas Filho. Seus irmãos Valtercio Anominondas, Valter Anominondas e Valquires Anominondas. Ainda quando criança já demonstrava interesse pela comunicação. Valker estudou quando criança na escola Eloy de Souza, atual prédio da prefeitura, de Campo Redondo. Estou nas escolas Oscarlina Marques, Colégio do Padre e no Colégio Técnico em Santa Cruz no Ensino Fundamental. Em Natal ainda estudou o Ensino Médio nos colégios Marista e no Ateneu. Neste período de adolescente conheceu a jovem Sueniburg Rocha de Souza com a qual casou em 1977 e desta união nasceu suas três filhas Alyne Anominandas, Aryane Anominondas e Arethuza Anominondas e o neto Willian.

Desde criança, Valker, já sentia o desejo de trabalhar na área de comunicação. E um certo dia numa simples brincadeira infantil através da confecção de um sistema de comunicação feito com a sucata de recipientes de Talco ligado a um barbante com cera que emitia som semelhante a telefone de verdade. O que era uma brincadeira de criança tornou-se um sonho realizado. Ainda em sua adolescência passou a auxiliar o saudoso Joao monteiro nos Correios e Telégrafos de Campo Redondo.

Na gestão do saudoso prefeito José Alberany de Souza, que adquiriu equipamentos de uma difusora, Valker foi convidado por ele e então começou a desenvolver suas habilidades de radialista numa pequena difusora montada na Praça JK, bem no centro de Campo Redondo. Por volta dos 16 anos de idade, ele foi convidado pelo radialista Eliel Bezerra da Rádio Currais Novos AM para fazer um teste de narrador esportivo em um jogo de final de campeonato entre o Potiguar X Benfica, e a parir daí o comunicador Valker começava a dar seus primeiros passos como comunicador e concretizava finalmente seu sonho de infância.

O radialista e narrador Valker Anominondas já realizou seu trabalho em várias rádios no RN e na PB, como a Radio Brejuí e Radio Currais Novos, Radio Rural de Caicó, Rádio Tropical, Rural e Nordeste de Natal, Rádio Santa Cruz AM, Rádio Baixa Verde de Nova Cruz, Rádio Agreste de Santo Antônio, Rádio Serrana e Rádio Integração do Brejo da Paraíba. Neste período de radialista e narrador esportivo, Valker transmitiu eventos esportivos em quase todos os estados brasileiros, como, em São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e em todas as capitais do Nordeste.

Exerceu mandato eletivo de vereador por 03 legislaturas de 1989 a 1992, de 1993 a 1996 e de 1997 a 2000, mas abandonou a carreira política e se dedicou exclusivamente ao sacerdócio de radialista e narrador esportivo. No final dos anos 90 decidiu fundar uma rádio comunitária, a qual denominou de FM Vale das Serras, com a finalidade de interagir e prestar serviços de Rádio Difusão na frequência de 87,9. Esta Rádio funcionou em Campo Redondo por alguns anos clandestinamente, mas só no ano de 1999 a FM Vale das Serras recebeu a concessão da Anatel para funcionar de maneira legal dentro das normas da telecomunicação.

Por George Araújo
 JOTA MARIANO É UM DOS PRIMEIROS LOCUTORES DA VALE DAS SERRAS
LOCUTOR JOTA MARIANO